quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Certa feita, o profeta Jeremias foi convidado por Deus, a ir até a Casa do Oleiro. A Casa do Oleiro era uma fábrica onde se encontrava o oleiro com sua roda a trabalhar na fabricação de utensílios de barro. Jeremias obedeceu a voz de Deus e ao chegar alí, achou o oleiro, comumente, trabalhando na elaboração de um vaso. 

Imagino que Jeremias tenha entrado alí e, sentando-se, começou a observar o modo como ia sendo modelado aquele objeto a partir da argila informe; Creio que houve algum tipo de diálogo entre eles, todavia, Jeremias não tirava o olhar da roda, pois presentia que algo poderia ocorrer alí para seu ensino e toda a atenção era necessária. De repente ocorre um acidente: o vaso que estava sendo trabalhado se parte nas mãos do oleiro e este recomeça a sua obra. Então, Jeremias ouve a voz do Senhor: "Vai e diz a nação estas palavras: "Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Eis que como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão". Jr 18.6. 

Estamos vivenciando um tempo no qual Deus está quebrando o orgulho do seu povo para que este experimente um novo tempo de cura e liberdade no Espírito. Quando o Senhor tem algo a realizar em nossas vidas, nada pode impedir o seu operar, nada pode impedir que sejamos peneirados das nossas rebeldias, quebrados, amassados e, claro, refeitos, afim de nos tornar-mos vasos de honra, consistentes, sem rachaduras, para o uso exclusivo do Senhor. 

Existem coisas em nosso interior que só podem ser removidas através das potentes mãos de Deus. São impurezas tão enraízadas em nosso ser que, só serão retiradas pelo processo da peneiragem da alma e, quando isto se faz necessário devemos nos submeter ao esmero das mãos do oleiro, até que sua obra esteja pronta em nós. Isso poderá durar algum tempo, mas com certeza, aquele que começou a boa obra a aperfeiçoará.

No processo da maturação do caráter cristão, não existem atalhos, quem está na roda do oleiro, tem que passar pela peneira. E quem já passou pela peneira tem que ser amassado até adquirir a consistência certa para ser modelado em vaso de barro, do contrário o vaso conterá rachaduras depois de pronto. O processo de modelagem do vaso de barro, representa as circunstâncias que passamos na vida para adquirirmos a maturidade cristã. Uma afronta alí, uma humilhação aqui, uma decepção, um aperto financeiro, uma perda ou outra... Independente das adversidades o importante é saber que nada sai do controle do Pai celestial. Tudo no final se tornará em experiências contadas com louvor pelo resultado maravilhoso de uma obra perfeita, feita pelas mãos de Deus. Todos estamos no processo de formação do caráter de Cristo em nós. Deixemos Deus trabalhar em nossas vidas, Ele deseja que seus filhos sejam parecidos com Ele. Que Pai amoroso é o nosso Deus. Paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário